O gato-maracajá é muito semelhante à maior jaguatirica [Leopardus pardalis] em aparência, embora a cabeça seja um pouco mais curta, os olhos maiores e protuberantes e a cauda e as pernas mais longas. Pesa de 2,6 a 4 quilos, com um comprimento de corpo de 48 a 79 centímetros e um comprimento de cauda de 33 a 51 centímetros; Seu focinho é saliente. Ao contrário da maioria dos outros gatos, a fêmea possui apenas duas tetas. Seu pelo é marrom e marcado com numerosas fileiras de rosetas marrom-escuras ou pretas e estrias longitudinais. A parte inferior é mais pálida, variando do amarelo-claro ao branco, e a cauda possui inúmeras faixas escuras e a ponta preta. A parte de trás das orelhas é preta com marcações brancas circulares no centro.
Encontrado principalmente em áreas de Mata Atlântica e nos Pampas, o gato maracajá vive em áreas de mata, principalmente sobre as árvores; sendo também um animal de hábitos predominantemente noturnos, quando caçam as presas que farão parte de sua dieta. Esta, inclusive, é composta de diferentes tipos de animais, variando entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Consegue imitar o som de suas presas para atraí-las, como o chamado de filhotes de saguis da espécie Saguinus bicolor, atraindo, dessa forma, os adultos para uma emboscada. É o primeiro registro de carnívoro do reino neotropical a utilizar-se de mimetismo.
Vale ressaltar também que o gato-maracajá é uma espécie com articulações muito flexíveis, o que lhe confere uma exímia habilidade de escalada de árvores, e principalmente, de descida, que pode ser realizada até de cabeça para baixo.
Por ter a Ilha tido uma grande concentração deste felino, e até mesmo já tendo sido nominada como Ilha do Gato, nós do Guia Ilha do Governador, resolvemos adota-lo como nosso mascote e desta forma fixamos uma imagem estilizada do gato maracajá no canto superior direito de todas as páginas do nosso Guia.
Atenção
Encontrando algum telefone ou endereço desatualizado por favor nos informe pelo nosso WhatsApp
clicando aqui